O que determinou a morte de Abel? A crueldade de Caim ou o desígnio de Deus?
As duas coisas estão corretas. mas para isso devemos entender alguns pontos importantes.
1. Deus é soberano em todas as coisas. A Bíblia nos fala que todos os nossos dias foram escritos e determinados antes de existimos
(Salmo 139.16 `Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda`)
2. Deus criou a humanidade com a capacidade de escolhas e decisões, lá em Gênesis a Bíblia nos diz que somos a imagem e semelhança de Deus, essa imagem e semelhança está também no fato de podermos pensar e decidir.
3. Deus tem planos para a humanidade e nesse plano Deus usa nossas decisões para fazer a Sua vontade soberana.
Logo Caim matou Abel por que ele era mal em I João 3.12 diz `não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas`. Caim é responsável pela sua escolha de matar a seu irmão. Mas se isso faz parte do plano de Deus, Deus utilizou a maldade de Caim para assim levar a história para a direção que Deus queria e que era melhor.
Da mesma forma como Deus tratou com Faraó, a Bíblia tanto diz que Deus endureceu o coração dele com que ele não quis deixar o povo ir, logo Deus usou a maldade de Faraó para o seu propósito.
Comentários
Postar um comentário