Tipos de Pele de Bateria
As peles da bateria
Vamos falar sobre o que são as peles, os tipos mais usados, os modelos, texturas de pele, a variedade de sons, e quais tipos de som se encaixa, para qual tipo de pele que você vai usar.
Hoje em dia existe uma variedade enorme de tipos e modelos de peles, mas agora vamos falar sobre as mais usadas.
O QUE SÃO AS PELES DA BATERIA.
As peles são responsáveis por receber o impacto, vibrar e movimentar o ar para receber o som do tambor, as peles surgiram junto com os primeiros tambores, em uma época bem primitiva, onde eram usadas membranas animais, como couro de cabra amarradas na superfície dos tambores, com cordas para assim gerar tensão e dar afinação ao tambor.
Porém a pele animal é muito sensível a temperatura e umidade, então assim começaram a surgir as primeiras peles sintéticas, que são feitas de poliéster.
Essa história começa em 1956, com Tic Evans que inventou as peles de plástico, usando poliéster, assim produzindo peles mais duráveis e mais fáceis de afinar.
TIPOS DE PELE
A partir das primeiras peles sintéticas, começaram a surgir vários
tipos e modelos de peles, com uma ou mais camadas, peles hidráulicas, e as peles porosas. Hoje em dia, as mais usadas são as peles porosas, hidráulicas, e as peles transparentes de filme simples ou duplo.
Agora vou falar um pouco de modo mais detalhado sobre cada uma delas.
PELES DE FILME SIMPLES TRANSPARENTES CLEAR
PELES DE FILME SIMPLES TRANSPARENTES CLEAR
G1 CLEAR
- Tem 1 camada, o que faz com o que se destaque os harmônicos, deixando o som quente e definido, esse tipo de pele tem uma ótima durabilidade, e são bem versáteis, ou seja, são indicadas para a maioria dos estilos musicais.
PELES DE FILME DUPLO TRANSPARENTES CLEAR
PELES DE FILME DUPLO TRANSPARENTES CLEAR
G2 CLEAR
- Primeiramente, é bom se dizer que as peles de filme duplo ou de duas camadas como preferir, são muito confundidas com as peles hidráulicas, pelo fato, de que entre as duas camadas, existe uma pequena quantidade de lubrificante, que sempre é confundido com o óleo usado, em grande quantidade, nas peles hidráulicas EVANS, que detém a patente americana dessas peles denominada de HYDRAULIC GLASS.
- As peles de FILME DUPLO, possuem muita consistência e durabilidade, e a característica principal dessas peles são os harmônicos bem controlados para os tons, e um grave bem encorpado para o surdo.
PELES DE FILME SIMPLES POROSAS COATED
G1 COATED
- As peles porosas dão um som mais brilhante ao tambor, controlam os harmônicos, e são indicadas para sons (estilos musicais) como Jazz, Funk, Bossa ou Samba.
- Outro detalhe na maioria das vezes essa pele é utilizada na caixa pelo fato de ser mais indicada para o uso da vassourinha, e por dar mais destaque ao timbre quando tocadas junto ao aro da caixa, o famoso "rim Shot"
PELES DE FILME DUPLO POROSAS COATED
G2 COATED
- Essas peles porosas de duas camadas, são mais espessas, assim tem um ótimo resultado em tambores maiores, acima de 14 polegadas, dão mais vida aos graves, e tem um "decay" mais controlado, porém, elas não são exclusiva para tambores grandes como alguns pensam, quem pensa assim está errado.
- Nos tambores menores, ela proporciona uma afinação de grande facilidade e consistência, as peles porosas de dupla camada, afinadas em tom grave em tambores menores dão um som potente e focado ao kit.
Comentários
Postar um comentário