Sou jovem e cristão, mas meu pai é um traficante. Como honrá-lo sem conflitar com a minha fé? (Êx 20.12)
Uma das questões mais difíceis que um cristão pode escutar é como honrar um pai assim, conforme exigido por Deus no quinto dos Dez Mandamentos (Êxodo 20:12). Seria muito mais fácil se Deus pedisse apenas que honrássemos nossos pais se fossem bons, gentis e amorosos conosco, mas este mandamento simplesmente diz para honrar pai e mãe, sem quaisquer qualificações. Há muitas pessoas feridas e sofridas que acham este comando quase impossível de obedecer.
A primeira coisa a lembrar é que Deus é o nosso Pai Celestial amoroso que não simplesmente estabelece uma regra e espera que nós a obedeçamos, mas cujas regras existem para o nosso bem supremo. Se realmente desejamos obedecê-lo, não importa o quão impossível pareça, Ele está disposto e ansioso para nos ajudar a encontrar o caminho. Primeiro, é claro , temos de desenvolver uma relação de confiança amorosa com o nosso Pai Celestial, o que pode ser extremamente difícil para os que nunca aprenderam a amar e confiar. Aqueles nesta posição devem tomar um pequeno passo e dizer a Deus em seu coração: "Quero aprender a amar e confiar em Ti, por favor me ajude." Ele responderá. Ele é o único que pode mudar as emoções e atitudes e consertar relacionamentos danificados e corações partidos (Lucas 4:18).
Quando o nosso relacionamento com Cristo for estabelecido, podemos com confiança nos aproximar dEle e entregar os nossos problemas em Suas mãos, sabendo que Ele ouvirá e responderá (1 João 5:14-15). Qualquer filho de Deus disposto a confiar nEle desta forma vai começar a sentir o Espírito Santo trabalhando no seu coração. Deus tomará o cora ção que foi transformado em pedra por uma infância ruim e começará a Sua maravilhosa obra salvadora de transformar esse coração em um de carne e sentimento (Ezequiel 36:26).
O próximo passo é estar disposto a perdoar. Isso pode algumas vezes parecer totalmente impossível, mas com Deus TUDO é possível (Marcos 10:27).
Há testemunhos de pessoas que sofreram crueldade e falta de amor inacreditáveis nas mãos de seus pais e mesmo assim – ao aprenderem a depender totalmente da misericórdia e força do Deus Todo-Poderoso - eles gradualmente encontraram cura para os seus corações, e perdão e uma atitude amorosa para com seus pais. Ao entregarem a situação nas mãos de Deus, perceberam que seus pais também começaram a mudar, e o final glorioso para a história foi o de uma família amorosa e feliz unida sob Deus. Efésios 6:2-3 nos diz: "Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra."
Comentários
Postar um comentário