100 SEGREDOS das pessoas felizes
Não existe a menor dúvida: ser feliz é o desejo de todo ser humano. Mas o que é ser feliz e como fazer para atingir a felicidade com que todos sonhamos? Baseado nas pesquisas e estudos de cientistas junto a milhares de pessoas, organizei a lista dos cem segredos mais simples que são realmente capazes de tornar as pessoas felizes. E como a leitura de um complicado tratado científico pode ser causa de infelicidade, esses segredos estão aqui colocados de forma interessante e com exemplos que vão nos fazer identificar as situações descritas e compreendê-las. Tente ler devagar, degustando cada tópico, deixando que ele penetre em nossa consciência, nos questionando e transformando. Assim você irá compreender as diferenças entre as pessoas felizes e as pessoas infelizes, e a saber o que pode fazer para aproveitar melhor a vida.
1 Use uma estratégia para alcançar a felicidade
Costumamos achar que as pessoas felizes e infelizes já nascem feitas. Mas não é assim. Tanto as pessoas felizes quanto as infelizes fazem coisas que criam e reforçam seus estados de espírito. As pessoas felizes permitem-se ser felizes. As pessoas infelizes continuam a fazer coisas que as aborrecem prejudicam, e contribuem para sua infelicidade.
---
2 Usufrua as coisas comuns
Durante o dia fazemos inúmeras coisas que podem ser realizadas de forma automática e rotuladas de "tarefas", mas que podem também ser vividas como diversões prazerosas. Levar o cachorro para passear é algo que precisa ser feito sem dúvida, mas enquanto caminha com o cachorro você está fazendo exercício, tem tempo para pensar e uma oportunidade de ver a paisagem e a vizinhança. Usufrua aquilo que você faz todos os dias.
---
3 Seja uma pessoa positiva
Em casa, no trabalho ou na companhia de amigos, seja uma pessoa que transmite otimismo, e você verá que esse otimismo voltará para você e influenciará favoravelmente sua vida.
---
4 Abra-se para novas idéias
Nunca pare de aprender e de se adaptar. O mundo está sempre mudando. Se você se limitar àquilo que sabia e com que você se sentia à vontade em outra época da vida, irá se isolando à medida que envelhecer e sentindo cada vez maior frustração com as circunstâncias à sua volta.
---
5 Concentre-se naquilo que é realmente importante para você
Ninguém quer que suas pessoas queridas sofram qualquer mal, mas é preciso deixá-Ias viver suas vidas e passar por suas experiências. Ficar o tempo todo se preocupando e tentando impedir que façam aquilo que desejam é um risco: aqueles que protegemos não desenvolverão seus próprios recursos e mecanismos de defesa, não crescerão aprendendo com as experiências e nós ficaremos incessantemente preocupados.
---
6 Não confunda bens materiais com sucesso
O tipo de carro que você tem, o tamanho da sua casa ou a rentabilidade dos seus investimentos não fazem de você uma pessoa melhor ou pior. Lembre-se daquilo que realmente importa na vida.
---
7 Cultive as amizades
Reaproxime-se dos antigos amigos e aproveite as oportunidades no trabalho ou na vizinhança para expandir seu círculo de amizades. As pessoas precisam sentir que fazem parte de um contexto maior onde há uma troca de afeto e atenção.
---
8 Lembre-se de onde você veio
Pesquise sua origem e celebre-a. Todos nós pertencemos a um grupo ou a uma família que tem sua história, seus valores, sua cultura, que passou por muitas experiências e desafios até chegar a você. Isso traz um enorme reforço à sua identidade e faz com que você se sinta um ser único e original no meio de um
mundo vasto e complexo.
---
9 Faça as coisas nas quais você se sente competente
Precisamos nos sentir competentes. Quando você realiza tarefas para as quais tem talento, sejam elas quais forem, você o faz com prazer, mesmo que tenha que pedir ajuda. Reconheça tranqüilamente quais são as coisas para as quais você não tem jeito e recuse-se a desempenhá-Ias, se for possível.
---
10 A sua vida tem um propósito e um sentido
Você não está aqui apenas para preencher um espaço ou para ser um figurante no filme de outra pessoa. Pense nisto: o mundo seria diferente se você não existisse. Cada lugar onde
você esteve e cada pessoa com quem você já falou seriam diferentes sem você. Estamos todos interligados e somos todos afetados pelas decisões e mesmo pela existência daqueles que vivem no mundo conosco.
---
11 Não enfrente os seus problemas sozinho
Quando estamos sozinhos, alguns problemas às vezes parecem insolúveis. Precisamos compartilhar nossos problemas com os outros, seja com aqueles de quem gostamos e em quem confiamos, seja com pessoas que enfrentaram ou enfrentam problemas semelhantes. Ao falar e ouvir o que os outros têm a dizer, as questões ficam mais claras e assumem sua verdadeira dimensão. O fato de sabermos que o nosso interlocutor pode ser uma pessoa ou um grupo que já viveu e superou um problema igual ao nosso nos dá ânimo e força para enfrentar aquele momento. Pode ser que a solução encontrada pelo outro não nos sirva, mas certamente teremos mais facilidade e discernimento para encontrar a nossa.
---
12 Diga aos outros como eles são importantes para você
Os relacionamentos se baseiam no apreço mútuo e não há maneira melhor de demonstrar esse apreço do que dizer a uma pessoa que ela é importante para você.
---
13 Seja agradável
Seja uma pessoa fácil de lidar. Não brigue ou se zangue impulsivamente. A verdade pode ser dita e tudo pode ser resolvido com calma.
---
14 Aceite-se tal como você é – incondicionalmente
Você não é o tamanho da sua conta bancária, o bairro onde mora, a roupa que usa ou o tipo de trabalho que faz. Você é, como todo mundo, uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações.
---
15 Sorria :)
O seu sorriso deixa outras pessoas felizes e também faz você feliz.
---
16 Goste daquilo que você tem
As pessoas satisfeitas apreciam aquilo que têm na vida e não se preocupam em compará-lo com o que os outros possuem. Valorizar o que se tem – em vez de lastimar-se pelo que não se tem ou não se pode ter – leva a uma felicidade maior.
---
17 Seja flexível
Muitas vezes, quando queremos estar na companhia de nossos amigos e parentes, queremos que as coisas aconteçam exatamente como desejamos. Se todas as pessoas lidassem com as relações dessa maneira, ninguém se sentiria feliz. Em vez de pensar apenas naquilo que você quer, leve em consideração
também aquilo que os outros querem. Aceite que sempre haverá diferenças entre as pessoas e que, se você for flexível, poderá aproveitar melhor o encontro e reforçar os laços de afeto.
---
18 Faça algo todos os dias
Às vezes os dias vão embora sem nos darmos conta do que pensamos e do que fizemos. Como se o tempo nos carregasse e não fôssemos donos de nós mesmos. Assegure-se todos os dias de fazer algo, por menor que seja, em busca dos seus objetivos.
---
19
Seja seu próprio fã
Precisamos confiar em nós mesmos com força e constância. Quando sentir
desânimo, reconheça-o, mas não se entregue a ele. Procure superá-lo e seguir em
frente.
---
20 Junte-se a um grupo
Quando temos com outras pessoas uma relação baseada no afeto e nos interesses comuns, nós nos sentimos mais felizes. As pessoas que participam de grupos desenvolvem relações pessoais positivas que fazem com que se sintam menos solitárias e mais seguras.
---
21 Os acontecimentos são temporários
Coisas ruins acontecem, mas em geral seus efeitos em nós não para sempre. O tempo realmente cura tudo. Nossas decepções são importantes e sérias, mas a tristeza passa e a vida nos coloca em novos caminhos. Dê tempo ao tempo.
---
22 Desligue a televisão
A televisão tem o poder de nos afastar do que há de fundamental em nossas vidas.
---
23 Nunca troque seus princípios por um objetivo
As pessoas que abrem mão daquilo em que acreditam para alcançar um determinado objetivo terminam frustradas com suas realizações. Se você não mantiver seus princípios éticos, não conseguirá alcançar a sua satisfação.
---
24
Não finja ignorar as atitudes que incomodam nas pessoas a quem
você ama
Algumas pessoas tentam evitar assuntos que podem provocar conflitos com a
intenção de serem agradáveis e não brigar. Mas fazer isso com as pessoas que
amamos não contribui para o relacionamento. Primeiro, porque não é preciso brigar.
Podemos dizer o que nos incomoda com carinho, no desejo de manter a relação
feliz. Se optarmos por silenciar, duas coisas podem acontecer: o ressentimento e a
raiva irão se acumulando até desgastar relação, e não daremos chance ao outro de
mudar e de crescer. Fale sobre os aspectos ou atitudes que incomodam, mas faça-o
de modo amoroso e construtivo, sem raiva ou agressividade. Afinal, são duas
pessoas administrando sua própria felicidade.
---
25 Não se culpe
Quando as coisas vão mal, às vezes começamos a nos torturar listando nossos fracassos e acusando-nos pelas falhas. Além de os fazer sofrer, esse tipo de pensamento pode nos paralisar. A verdade é que qualquer situação é resultado de coisas que estão sob nosso controle e de outras que nos escapam. E que faz parte a condição humana errar e aprender com o erro. Se você se entregar ao sentimento de culpa, perderá até a capacidade de reparar o erro.
---
26 Compre aquilo de que você gosta
Não acumule bens compulsivamente. Por outro lado, não se negue aquilo que você realmente quer ou de que precisa. Se você comprar as coisas que são importantes para você, elas lhe causarão uma satisfação que eliminará a necessidade de encher a casa com tudo o que vir nas lojas.
---
27 Faça do seu trabalho uma vocação
Se você encara seu trabalho apenas como um emprego, então ele se torna uma carga que não traz realização ou crescimento. Mas se você o vê como o exercício de uma vocação, ele deixa de ser um sacrifício. Transforma-se numa expressão sua, uma parte importante de sua vida.
---
28 Você é uma pessoa, não um estereótipo
As pessoas são mais felizes quando permitem que sua personalidade individual aflore, e não quando se adaptam a imagens determinadas pela cultura. Os homens que acreditam que devem ser durões e as mulheres que acham que têm que ser dóceis estão aprisionados por um conjunto de expectativas que não têm nada a ver com aquilo que realmente são.
---
29 Tenha um objetivo
Sem um objetivo, tudo perde o sentido. Você pode trabalhar quarenta horas por semana, arrumar a casa, brincar com os filhos, e divertir-se, tomar resoluções para o novo ano. Entretanto, se você não tiver uma razão para estar fazendo tudo isso, nenhuma dessas coisas terá qualquer sentido.
---
30 Você ainda não terminou a melhor parte de sua vida
Diz-se que os jovens desperdiçam a juventude. As pessoas que afirmam isto estão aceitando o mito de que só os jovens podem aproveitar a vida plenamente. A verdade é que as pessoas mais velhas não consideram que a juventude tenha sido a melhor época de suas vidas. A maioria aprecia mais a maturidade do que qualquer outra fase da vida.
---
31 Dinheiro não traz felicidade
Passamos tanto tempo correndo atrás de dinheiro, preocupando-nos com dinheiro e contando dinheiro. Talvez seja surpreendente saber que a satisfação com a vida não é o mais freqüente entre os ricos.
---
32 Não se detenha em conflitos insolúveis
Siga adiante. Gaste sua energia e seu tempo apenas com os problemas que sejam importantes e possíveis de solucionar. Não sendo assim, é melhor seguir adiante para resolver coisas que podem ser mudadas.
---
33 Os seus objetivos devem estar alinhados entre si
Os quatro pneus do seu carro precisam estar adequadamente alinhados. Se não for assim, os pneus esquerdos estarão voltados para uma direção diferente daquela dos pneus direitos e o carro não vai funcionar. Os objetivos também são assim. Precisam estar voltados para a mesma direção. Se os seus objetivos estiverem em conflito uns com os outros, é possível que a sua vida não funcione.
---
34 Não se concentre nas tragédias do mundo, mas em suas
esperanças
Muitas coisas tristes acontecem em nosso mundo, mas, em vez de concentrar-se nelas, tenha esperança no futuro. Pense em quantos avanços já houve e no potencial do mundo. Talvez o futuro nos reserve a cura das doenças, o fim da violência, a diminuição da pobreza e da fome. Se você tiver esperança, sentirá estímulo e contribuirá para as mudanças. Se sua perspectiva for pessimista, achará que não adianta fazer nada e perderá o ânimo.
---
35 Você não tem que vencer sempre
As pessoas ultracompetitivas, que precisam vencer sempre, terminam usufruindo menos das coisas. Quando perdem, ficam muito frustradas, e, quando ganham, era isso o que esperavam, de qualquer modo. Sobretudo não se harmonizam com o ritmo natural da vida, que é feito de ganhos e perdas.
---
36 Deixe que seus objetivos sejam o seu guia
Depois de escolher objetivos razoáveis, significativos e compatíveis entre si, persiga-os com todo o seu coração.
---
37 Tenha expectativas realistas
As pessoas felizes não conseguem tudo o que querem, mas querem a maior parte do que conseguem. Em outras palavras, viram o jogo a seu favor, escolhendo dar valor às coisas que estão ao seu alcance. As pessoas insatisfeitas com a vida muitas vezes determinam metas inatingíveis para si mesmas, programando-se assim para um fracasso inevitável. É importante também saber que as pessoas que definem metas ambiciosas e as alcançam não são mais felizes do que aquelas que definem e alcançam objetivos mais modestos. Para saber o que você quer e do que é capaz, torna-se necessário conhecer-se
bem e entrar em contato com seu próprio desejo, em vez de estar sempre respondendo às expectativas dos outros. Não é uma tarefa fácil quando vivemos numa cultura que identifica felicidade com sucesso em todos os campos. Cuidado para não cair na armadilha que começa a ser armada – com a melhor das intenções – por nossos pais desde o nosso nascimento. Quando você estiver avaliando sua posição no trabalho ou seu
relacionamento com sua família, não comece com imagens fantasiosas, almejando posições de destaque ou harmonia absoluta. Primeiro, porque o importante na vida profissional é dar o melhor rendimento possível de sua capacidade. Segundo,
porque harmonia absoluta não existe, pois os conflitos, crises e ambigüidades fazem parte da natureza humana. Mantenha um pé na realidade e lute para melhorar as coisas, e não para torná-las perfeitas. Não existe perfeição. As coisas serão o que
puderem ser a partir de nossos esforços.
---
38 Não se esqueça de se divertir
Reserve, todos os dias, algum tempo para se divertir, para dizer bobagens, para rir.
---
39 Escolha suas comparações com sabedoria
Comparar-se com os outros é inevitável, até porque nossa cultura estimula a comparação desde que nascemos: é mais gordo ou mais magro, maior ou menor, mama mais ou menos, falou e andou antes ou depois do que o primo, o irmão, o vizinho, o filho da amiga? O ideal seria não nos compararmos e tratarmos de usufruir a vida dentro de nossas possibilidades.
Muitos dos nossos sentimentos de satisfação ou insatisfação vêm do fato de nos compararmos com as outras pessoas. Quando nos comparamos com aqueles que têm mais, nós nos sentimos diminuídos. Quando nos comparamos com quem tem menos, somos mais capazes de valorizar o que possuímos. Muito embora a vida seja exatamente a mesma nos dois casos, os nossos sentimentos sobre ela podem variar enormemente, dependendo da pessoa com quem nos comparamos.
Compare-se com as pessoas que você admire não tanto pelo que têm, mas pelo que são. Escolha sobretudo aquelas que fazem você se sentir bem com o que é e com aquilo que tem.
---
40 Seja responsável
Termine o que começar. Preocupe-se com o que estiver fazendo e faça-o bem feito. Embora ser responsável exija mais do que ser relaxado, nós nos sentimos melhores com nós mesmos quando fazemos um bom trabalho.
---
41 Arranje um passatempo
Os passatempos são uma fonte constante de interesse, fornecendo dois ingredientes essenciais para a vida: estabilidade e diversão.
---
42 A amizade é mais importante do que o dinheiro
Se você quiser saber se uma pessoa é feliz, não pergunte a ela quanto dinheiro tem no banco. Não pergunte qual é seu salário líquido. Pergunte sobre seus amigos.
---
43 Invejar os relacionamentos das outras pessoas é inútil
As pessoas que têm muitos amigos às vezes invejam aqueles que são mais ligados à família. Em contrapartida, as pessoas cujo relacionamento é predominantemente com a família invejam aqueles que vivem cercados de amigos. O segredo para uma satisfação constante na vida está em usufruir o que se tem, em
vez de tentar copiar os outros. A inveja não é necessariamente negativa: ela pode ser estímulo para obter algo que se deseja. Mas o fundamental é alegrar-se com o que você possui sem deixar que as comparações com o que é dos outros diminuam
seu prazer.
---
44 Acredite em si
Nunca se dê por vencido. Se você não acreditar em si, nada vai dar certo.
---
Parece brincadeira mas é verdade.
45 Não acredite demais em si
Acreditar excessivamente em si também pode significar arrogância e pretensão: você se acha incapaz de cometer qualquer erro. Não pense que só porque você é uma pessoa talentosa não tem nada a aprender com os outros e não deveria nunca ser criticada.
---
46 Tome um tempo para adaptar-se às mudanças
Não espere sentir-se imediatamente à vontade depois de uma mudança ou em uma nova situação. É necessário um certo tempo para ajustar-se. Se você aprender a ter paciência nesse processo de adaptação, as mudanças que fizer no
futuro serão bem mais fáceis.
---
47 Use o seu trabalho de modo positivo
Quando gostamos do que fazemos profissionalmente, o trabalho nos dá uma identidade e um sentido e apreciamos mais o que a vida nos oferece fora do local de trabalho. Usufrua o que seu trabalho lhe dá e você se tornará capaz de apreciar aquilo que realmente importa.
---
48 Se você não tiver certeza, escolha a opção mais positiva
Diante de situações de incerteza, as pessoas infelizes chegam a conclusões negativas. Por exemplo, se não sabem ao certo por que alguém está sendo gentil, assumem que é por algum interesse egoísta disfarçado. As pessoas felizes, diante da mesma situação, escolhem a alternativa positiva, isto é, que a pessoa é realmente gentil e gosta delas.
---
49 Compreenda que a satisfação completa não existe
Se você acha que é possível ter uma vida perfeita, viverá em eterna frustração. Altos e baixos, alegria e tristeza, entusiasmo e decepção são partes integrantes da existência. Além disso, a satisfação completa não existe, porque tudo na vida pode ser melhorado. Aqueles que aceitam essa realidade conseguem
apreciar o que têm. Aqueles que não a aceitam nunca conseguem apreciar o que têm, mesmo quando as circunstâncias melhoram. Lute sempre para melhorar e
alegre-se com as suas conquistas. Não busque a perfeição, porque não é possível alcançá-la.
---
50 Cerque-se de perfumes agradáveis
Aqui está uma maneira simples de sentir-se melhor. Mantenha sua casa bem arejada, compre algumas flores perfumadas e use todos os recursos disponíveis para fazer com que seu ambiente tenha um cheiro gostoso. Você sentirá os efeitos.
---
51 A idade não é algo a se temer
As pessoas mais velhas podem ser tão felizes quanto as mais jovens. Embora a idade traga consigo limitações às quais os idosos têm que se adaptar, traz também uma maturidade e sabedoria que garantem maior paz e serena satisfação.
---
52 Cultive suas lembranças
Pense nos momentos felizes que você, sua família e seus amigos passaram juntos. Recordar a felicidade do passado tem o poder de trazer felicidade ao presente.
---
53 Preste atenção. Você talvez tenha o que deseja
Nós nos esquecemos muitas vezes de parar e pensar onde começamos e onde estamos agora. A tendência humana é sempre querer mais. Por isso é tão importante nos darmos conta do que temos e do que conseguimos alcançar durante a vida.
---
54 Descubra o que deixa você feliz ou triste
Quando estamos infelizes sem saber o motivo, nós nos sentimos muito pior. Se isso acontecer, pense com calma nos seus sentimentos e emoções e no que pode ter provocado seu estado de espírito. Você vai ver como se sentirá melhor sabendo a causa e a forma de mudá-la.
---
55 A satisfação é relativa
Como é que você avalia a sua felicidade? Se comparar sua satisfação neste exato momento com os dois ou três melhores momentos de sua vida, você provavelmente não se sentirá tão feliz, porque aqueles momentos não podem ser copiados. Mas se você a comparar com alguns momentos difíceis, terá todas as
razões do mundo para apreciar este momento.
---
56 Não deixe que outras pessoas definam os seus objetivos
Há muitas pessoas que escolhem seus objetivos com base naquilo que os outros pensam. Em vez disso, descubra quem você é realmente, o que deseja e estabeleça seus principais objetivos com base naquilo que realmente lhe importa.
---
57 Não agrida seus amigos e sua família
Mesmo quando estamos com a razão, não ganhamos nada entrando em conflito com as pessoas a quem amamos. Por um lado, essas pessoas são muito mais importantes do que o assunto que causou o conflito. Por outro, quando somos agressivos ao defender nossos pontos de vista, o interlocutor sente-se tão acuado pela nossa forma de falar que nem consegue prestar atenção no que estamos dizendo.
---
58 Precisamos sentir que somos necessários
Pense nas pessoas que precisam da sua amizade, do seu carinho, da sua orientação ou da sua ajuda. É provável que você não perceba o quanto é importante para as pessoas que fazem parte da sua vida.
---
59 Não pense "e se"
Passar o tempo imaginando o que teria acontecido se você tivesse feito uma pequena mudança ou tivesse tomado uma decisão ligeiramente diferente na vida é uma atitude que certamente criará infelicidade. Pense em como pode melhorar no futuro, mas não descarte o presente pensando em como poderia ter mudado o passado. O passado serve para nos ensinar, o futuro deve ser planejado. Viva plenamente o presente.
---
60 Participe de um trabalho voluntário
Todas as comunidades oferecem inúmeras oportunidades de doação. Leia para os cegos. Ajude o bazar local de caridade. Visite um asilo de velhos, vá brincar com as crianças de um orfanato. Qualquer coisa que você faça não vai ajudar apenas o mundo, vai ajudar você também. As pessoas que desenvolvem um trabalho voluntário sentem-se bem consigo mesmas. Elas se sentem úteis, valorizadas, e correm menos risco de se entediarem. Entram em contato com uma realidade onde, apesar de todas as carências, descobrem riquezas insuspeitadas e gratificantes. Mesmo que você ache que não tem muito tempo ou muitas habilidades, reserve ainda que seja uma hora por mês e dedique-se a uma boa causa.
---
61 Exercite-se
As pessoas que praticam exercícios, seja ginástica, musculação ou caminhadas longas e regulares, sentem-se mais saudáveis, melhores consigo mesmas e aproveitam muito mais a vida.
---
62 Você sempre tem uma escolha
Lembre-se, ninguém nos obriga a fazer nada. Podemos escolher fazer qualquer coisa por considerá-la importante o suficiente para justificar nossos esforços. Não se queixe das suas responsabilidades como se fossem um fardo inevitável. Pense nos efeitos positivos de qualquer uma de suas ações – as razões
pelas quais você vai trabalhar, as razões pelas quais você cuida de sua casa, e assim por diante.
---
63
Não é o que aconteceu, é o modo como você pensa sobre o que
aconteceu
Não há qualquer forma objetiva de lhe dizer se você teve uma boa vida, um
bom dia ou uma boa hora. O seu julgamento é a única forma de dizer se a sua vida é
bem-sucedida.
---
64 Desenvolva alguns interesses em comum com as pessoas a quem você ama
Os interesses em comum podem tornar mais divertida a convivência com sua família e seus amigos. Eles nos permitem ver a profundidade dos laços que nos unem.
---
65 Ria
Quando você achar uma situação divertida, não fique se perguntando "será que isso é mesmo engraçado?" ou "será que outras pessoas acham isso engraçado?". Simplesmente entregue-se e ria.
---
66 Não deixe toda a sua vida girar em torno de uma coisa só
A vida é feita de muitas facetas diferentes. É importante não se concentrar excessivamente em um só aspecto da vida, para que se possa ter prazer em outros, mesmo quando um lado não vai bem. A obsessão por alguma coisa nos torna incapazes de usufruir outras e nos faz perder muitas oportunidades de beleza e alegria.
---
67 Compartilhe com os outros
Não esconda seus sentimentos, seus pensamentos, suas esperanças. Compartilhe-os com seus amigos e sua família. As pessoas que guardam tudo dentro de si tendem a sentir-se isoladas, acreditando que os outros não as compreendem. Aquelas que compartilham suas vidas sentem-se mais amparadas e felizes, mesmo quando as coisas não correm exatamente como querem.
---
68 Estar ocupado é melhor do que estar chateado
Encontre alguma coisa para fazer, porque ainda é melhor ter coisas demais para fazer do que não ter nada.
---
69 Faça aquilo que disser que vai fazer
Não há nada mais capaz de matar o progresso ou de enfraquecer o entusiasmo do que uma pessoa que fala mas nunca faz. É essencial, tanto para sua vida familiar quanto para sua vida profissional, que você se comprometa com aquilo
que diz que vai fazer.
---
70 Procure pensar menos nas pessoas e nas coisas que incomodam
Há inúmeras coisas nas quais podemos pensar, mas muitos têm a tendência de concentrar sua atenção naquilo que mais incomoda. Se é o seu caso, tome consciência das manifestações dessa tendência. Pense nos aborrecimentos, para resolvê-los, mas procure concentrar-se nas coisas que trazem alegria.
---
71 Mantenha contato com sua família
A medida que a família vai crescendo, sobretudo se alguns de seus membros moram distante, torna-se mais difícil comunicar-se com todos. Mantenha contato, compartilhe com sua família as novidades da sua vida. Eles querem saber, e você se sentirá melhor se conseguir manter o vínculo com eles.
---
72 Coma frutas todos os dias
As pessoas que comem frutas ficam satisfeitas com sua alimentação, interessam-se menos por alimentos industrializados e sentem-se melhor consigo mesmas.
---
73 Pense em termos concretos
Precisamos ser capazes de avaliar nosso progresso, de saber que as coisas estão melhorando. É impossível atingir um objetivo abstrato, porque não sabemos ao certo se o alcançamos ou não.
---
74
Dê apoio às outras pessoas
Reserve algum tempo e disponibilidade interior para ajudar, reconfortar ou
simplesmente estar com as pessoas de quem você gosta quando elas precisarem.
Você se sentirá bem e isso aproximará você dessas pessoas ainda mais.
---
75 Procure reconciliar as pessoas
Quando seus amigos ou parentes brigam uns com os outros, você compartilha sua infelicidade. Num momento de conflito, as pessoas precisam de alguém que, com bom senso, sabedoria e afeto, intervenha para tentar ajudar na reconciliação.
---
76 Goste dos animais
Os animais têm muito a nos ensinar sobre o amor. Quanto mais nos aproximamos deles, mais alegria nos dão.
---
77 Tenha uma boa noite de sono
Não economize seu sono. Uma: boa noite de descanso fornece combustível para o dia seguinte. As pessoas descansadas sentem que trabalham melhor e chegam mais bem dispostas ao fim do dia.
---
78 Escolha o assunto em que pensar ao se deitar para dormir
As pessoas muito ansiosas deixam seus pensamentos vagarem de um assunto a outro enquanto tentam adormecer, até que, em questão de minutos, criam um catálogo virtual de problemas. Com todos esses problemas, como é que alguém pode ter um sono tranqüilo? Hoje à noite, enquanto estiver escovando os dentes, escolha deliberadamente algo em que gostaria de pensar quando entrar debaixo das cobertas. Algo que seja bonito, que lhe dê ou tenha dado prazer e alegria. Se outros pensamentos começarem a se intrometer, reconheça-os, mande-os embora e volte ao assunto escolhido.
---
79 O fim chega para todos, mas podemos estar preparados
A medida que envelhecemos, uma das maiores fontes de ansiedade é achar que nunca teremos chance de realizar aquilo que sempre quisemos fazer, ou terminar o projeto em que estamos trabalhando, ou reparar um relacionamento que se tenha desgastado. Não espere até o fim da vida para descobrir as coisas que você queria ter feito. Pense nessas coisas agora e faça-as.
---
80 O modo como vemos o mundo é mais importante do que o modo como o mundo é
Qual é o formato do mundo, seu peso, o tamanho de seu diâmetro e em que condição ele se encontra? Os cientistas e os filósofos debatem interminavelmente esse assunto. Mas não há nenhuma avaliação real do mundo separada daquela que você faz.
---
81 Mantenha lápis e papel sempre à mão
As pessoas muitas vezes sentem-se frustradas porque não conseguem se lembrar de uma boa idéia que tiveram na semana anterior, de providências que precisavam ser tomadas ou de um sonho interessante daquela noite. As que mantêm um caderno ou mesmo um pequeno bloco de anotações e registram neles
aquilo que lhes ocorre sentem que têm um maior controle sobre suas vidas e que perdem menos coisas.
---
82 Ajude as pessoas próximas que precisarem de algo
Ajudar é uma coisa que sempre vale a pena. Por isso, preste atenção à sua volta e ajude a quem puder. Podem ser coisas simples, tais como habituar-se a segurar a porta para a pessoa que está atrás de você. É um gesto amistoso que faz bem ao outro e a você.
---
83 Tome cuidado para não criticar duramente sua família e seus amigos
Todos nós dependemos do apoio e reconhecimento das pessoas mais próximas. Talvez seja mais fácil aceitar palavras críticas daqueles que não nos são próximos, porque nossa ligação afetiva com eles é menor e porque não nos conhecem o suficiente para avaliar o que seriam nossas falhas. Mas, quando vem uma crítica dura de amigos ou parentes a quem queremos bem, fere fundo. Por isso, procure aceitar seus amigos e parentes como são. Se houver alguma coisa que precise ser dita, até mesmo para evitar um problema de relacionamento, faça-o de forma construtiva, com carinho, mostrando que seu desejo é investir na relação. Quando sentir raiva, afaste-se da pessoa e espere a raiva passar para conseguir falar com serenidade. E ouça o que o outro tem a dizer.
---
84 Algumas pessoas gostam do quadro geral, outras dos detalhes
Quando você recebe a conta em um restaurante, você pode olhar o valor total ou prestar atenção em cada um dos itens listados. Na vida é a mesma coisa. Você pode pensar na totalidade das coisas que conquistou ou pode concentrar-se nos
episódios específicos da sua vida. Adote a perspectiva que lhe traz mais satisfação. Se você tem a sensação de que se saiu bem, apesar de um problema momentâneo, pense no quadro geral. Se você está num momento de desânimo e insegurança, apesar de saber que sua vida foi marcada por vários momentos de grande felicidade e prazer, então concentre-se nesses detalhes.
---
85 Se você não conseguir mudar seus objetivos, eles irão causar-Ihe sofrimento
Muitas pessoas que não conseguem alcançar seus objetivos se afogam na decepção. Isto acontece porque elas se fixam num objetivo determinado em um momento específico. Mas tanto a vida quanto nós mesmos vamos mudando, e o que era fundamental numa época pode deixar de ser mais adiante. Por isso é preciso deixar que seus objetivos evoluam juntamente com as circunstâncias de sua vida. Avalie o que mudou em suas prioridades e recursos e volte a definir seus objetivos, sabendo que, em outro contexto, poderão sofrer novas mudanças.
---
86 Não superproteja
Ninguém quer que suas pessoas queridas sofram qualquer mal, mas é preciso deixá-las viver suas vidas e passar por suas experiências. Ficar o tempo todo se preocupando e tentando impedir que façam aquilo que desejam é um risco: aqueles que protegemos não desenvolverão seus próprios recursos e mecanismos de defesa, não crescerão aprendendo com as experiências, e nós ficaremos incessantemente preocupados.
---
87 Visite seus vizinhos
Já não vivemos na época em que as pessoas conheciam todos os seus vizinhos e os consideravam seus amigos. Um número assustador de pessoas nunca conversou com seus vizinhos, e alguns sequer os reconheceriam em meio a um grupo. Apresente-se a seus vizinhos ou convide-os para tomar um café. Os vizinhos não são apenas uma grande fonte potencial de amizades e trocas. A proximidade de sua presença pode nos trazer conforto e segurança.
---
88 Não aceite o retrato do mundo que a televisão transmite
Se você assistir aos noticiários da televisão, às novelas e aos programas de grande audiência sem estar com o senso crítico aguçado, chegará inevitavelmente à conclusão de que o mal predomina assustadoramente no planeta, que a desgraça é
iminente e que o fim do mundo está próximo. Será confrontado também com ambientes de luxo e riqueza, onde só há alegria e mulheres deslumbrantes apresentadas como um ideal a ser atingido. De um modo geral, ficamos ali sentados, inertes, engolindo passivamente tudo, sem nos darmos conta do mal que essas imagens nos fazem. Por isso, tome duas iniciativas: procure evitar os noticiários antes de dormir, para não levar todas aquelas desgraças para o seu sono. Ou então assista aos programas e novelas filtrando com seu senso crítico, sabendo que o que é bom, positivo, nobre e generoso dificilmente encontra espaço nas telas, tomando consciência de que a realidade é ambígua e que os valores determinantes da felicidade não se identificam com o luxo e o esplendor que a televisão apregoa.
---
89 Coisas pequenas têm grandes significados
Coisas muito pequenas – o tom da voz, a expressão corporal, um toque de mão, uma única palavra num bilhete, uma flor deixada sobre a mesa – podem comunicar muitas coisas.
---
90 Não ignore uma parte de sua vida
Somos mais felizes quando o conjunto de nossa vida está bem do que quando uma área importante está perfeita e o resto está caindo aos pedaços.
---
91 Ouça música
A música nos atinge em muitos níveis diferentes, e as nossas músicas prediletas tendem a transportar-nos mental e emocionalmente para nossos lugares e momentos favoritos.
---
92 Aprenda a usar um computador
Não importa sua idade, oito ou noventa e oito, as pessoas que usam computadores têm acesso às maravilhas da tecnologia e do mundo.
---
93 Torça pelo time da casa
Conviver com os altos e baixos do seu time esportivo favorito poderá ajudar você a sentir-se parte de uma comunidade e mostrar-lhe o que tem em comum com seus vizinhos.
---
94 Não permita que suas crenças religiosas se enfraqueçam
A religião pode apontar-nos o caminho e fornecer um sentido para viver num mundo onde acontecem tantas coisas negativas. A religião pode nos ajudar a desenvolver valores de amor, solidariedade e compaixão essenciais para a realização e felicidade do ser humano.
---
95 Leia sempre
Ler livros traz uma dupla satisfação: a pessoa se distrai e se beneficia do que aprende. Além disso, exercita o cérebro e acumula sabedoria, o que a deixa feliz.
---
96 Cada relação é diferente da outra
Se você já se decepcionou com conflitos em suas relações com amigos ou com pessoas queridas, precisa compreender que cada relação é única. Não deixe que problemas com uma pessoa convençam você de que não tem capacidade para desenvolver uma boa amizade ou ser um parente amoroso.
---
97 Acredite na justiça final
É óbvio para qualquer pessoa que há muitos problemas no mundo, mas conforte-se com a idéia de que, apesar de todas as aparências, no final o bem sempre triunfa. Seja em que setor for, saiba que aqueles que agrediram ou prejudicaram o mundo vão acabar pagando algum preço.
---
98 Desenvolva uma rotina doméstica
Muitas vezes nós nos sentimos sobrecarregados pela quantidade e diversidade das tarefas rotineiras. Precisamos limpar a cozinha, arrumar os armários, botar roupa para lavar, passar o aspirador na sala, levar o filho à escola, fazer compras no supermercado, preparar o jantar... Ficamos zonzos, sem saber direito por onde começar, correndo o risco de esquecer alguma coisa. Faça o seguinte: coloque por escrito todas as suas atividades e elabore um roteiro razoável com aquilo que é possível realizar a cada dia. Fica tudo muito mais nítido e, em vez de as atividades tomarem conta de você, é você quem passará a controlá-las.
---
99 Diga "não tem importância"
Um antigo colega de escola é mais rico, mais bonito e mais esperto do que todos os outros. Isso afeta a sua felicidade? Não deveria. Aquilo que nos realiza e que nos traz satisfação no dia-a-dia é que realmente constitui a nossa felicidade. Não perca isso de vista, mesmo ante o sucesso e a riqueza dos outros.
---
100
O que isso tudo quer dizer? Você decide
O seu futuro – o modo como você se sente em relação a ele, a si mesmo e a
tudo o mais – é decorrente das decisões que você toma, das prioridades que você
define e da perspectiva que você adota em relação às coisas.
Conheça alguns destes segredos:
☺ A sua vida tem um propósito e um sentido.
Use uma estratégia para alcançar a felicidade.
☺ Diga aos outros como são importantes para você.
Usufrua as coisas comuns.
☺ Não enfrente os seus problemas sozinho.
Cultive as amizades.
☺ Seja uma pessoa positiva.
Faça do seu trabalho uma vocação.
☺ Os acontecimentos são temporários.
Compreenda que a satisfação completa não existe.
☺ A idade não é algo a se temer.
Aceite-se tal como você é – incondicionalmente.
2 Usufrua as coisas comuns
Durante o dia fazemos inúmeras coisas que podem ser realizadas de forma automática e rotuladas de "tarefas", mas que podem também ser vividas como diversões prazerosas. Levar o cachorro para passear é algo que precisa ser feito sem dúvida, mas enquanto caminha com o cachorro você está fazendo exercício, tem tempo para pensar e uma oportunidade de ver a paisagem e a vizinhança. Usufrua aquilo que você faz todos os dias.
---
3 Seja uma pessoa positiva
Em casa, no trabalho ou na companhia de amigos, seja uma pessoa que transmite otimismo, e você verá que esse otimismo voltará para você e influenciará favoravelmente sua vida.
---
4 Abra-se para novas idéias
Nunca pare de aprender e de se adaptar. O mundo está sempre mudando. Se você se limitar àquilo que sabia e com que você se sentia à vontade em outra época da vida, irá se isolando à medida que envelhecer e sentindo cada vez maior frustração com as circunstâncias à sua volta.
---
5 Concentre-se naquilo que é realmente importante para você
Ninguém quer que suas pessoas queridas sofram qualquer mal, mas é preciso deixá-Ias viver suas vidas e passar por suas experiências. Ficar o tempo todo se preocupando e tentando impedir que façam aquilo que desejam é um risco: aqueles que protegemos não desenvolverão seus próprios recursos e mecanismos de defesa, não crescerão aprendendo com as experiências e nós ficaremos incessantemente preocupados.
---
6 Não confunda bens materiais com sucesso
O tipo de carro que você tem, o tamanho da sua casa ou a rentabilidade dos seus investimentos não fazem de você uma pessoa melhor ou pior. Lembre-se daquilo que realmente importa na vida.
---
7 Cultive as amizades
Reaproxime-se dos antigos amigos e aproveite as oportunidades no trabalho ou na vizinhança para expandir seu círculo de amizades. As pessoas precisam sentir que fazem parte de um contexto maior onde há uma troca de afeto e atenção.
---
8 Lembre-se de onde você veio
Pesquise sua origem e celebre-a. Todos nós pertencemos a um grupo ou a uma família que tem sua história, seus valores, sua cultura, que passou por muitas experiências e desafios até chegar a você. Isso traz um enorme reforço à sua identidade e faz com que você se sinta um ser único e original no meio de um
mundo vasto e complexo.
---
9 Faça as coisas nas quais você se sente competente
Precisamos nos sentir competentes. Quando você realiza tarefas para as quais tem talento, sejam elas quais forem, você o faz com prazer, mesmo que tenha que pedir ajuda. Reconheça tranqüilamente quais são as coisas para as quais você não tem jeito e recuse-se a desempenhá-Ias, se for possível.
---
10 A sua vida tem um propósito e um sentido
Você não está aqui apenas para preencher um espaço ou para ser um figurante no filme de outra pessoa. Pense nisto: o mundo seria diferente se você não existisse. Cada lugar onde
você esteve e cada pessoa com quem você já falou seriam diferentes sem você. Estamos todos interligados e somos todos afetados pelas decisões e mesmo pela existência daqueles que vivem no mundo conosco.
---
11 Não enfrente os seus problemas sozinho
Quando estamos sozinhos, alguns problemas às vezes parecem insolúveis. Precisamos compartilhar nossos problemas com os outros, seja com aqueles de quem gostamos e em quem confiamos, seja com pessoas que enfrentaram ou enfrentam problemas semelhantes. Ao falar e ouvir o que os outros têm a dizer, as questões ficam mais claras e assumem sua verdadeira dimensão. O fato de sabermos que o nosso interlocutor pode ser uma pessoa ou um grupo que já viveu e superou um problema igual ao nosso nos dá ânimo e força para enfrentar aquele momento. Pode ser que a solução encontrada pelo outro não nos sirva, mas certamente teremos mais facilidade e discernimento para encontrar a nossa.
---
12 Diga aos outros como eles são importantes para você
Os relacionamentos se baseiam no apreço mútuo e não há maneira melhor de demonstrar esse apreço do que dizer a uma pessoa que ela é importante para você.
---
13 Seja agradável
Seja uma pessoa fácil de lidar. Não brigue ou se zangue impulsivamente. A verdade pode ser dita e tudo pode ser resolvido com calma.
---
14 Aceite-se tal como você é – incondicionalmente
Você não é o tamanho da sua conta bancária, o bairro onde mora, a roupa que usa ou o tipo de trabalho que faz. Você é, como todo mundo, uma mistura extremamente complexa de capacidades e limitações.
---
15 Sorria :)
O seu sorriso deixa outras pessoas felizes e também faz você feliz.
---
16 Goste daquilo que você tem
As pessoas satisfeitas apreciam aquilo que têm na vida e não se preocupam em compará-lo com o que os outros possuem. Valorizar o que se tem – em vez de lastimar-se pelo que não se tem ou não se pode ter – leva a uma felicidade maior.
---
17 Seja flexível
Muitas vezes, quando queremos estar na companhia de nossos amigos e parentes, queremos que as coisas aconteçam exatamente como desejamos. Se todas as pessoas lidassem com as relações dessa maneira, ninguém se sentiria feliz. Em vez de pensar apenas naquilo que você quer, leve em consideração
também aquilo que os outros querem. Aceite que sempre haverá diferenças entre as pessoas e que, se você for flexível, poderá aproveitar melhor o encontro e reforçar os laços de afeto.
---
18 Faça algo todos os dias
Às vezes os dias vão embora sem nos darmos conta do que pensamos e do que fizemos. Como se o tempo nos carregasse e não fôssemos donos de nós mesmos. Assegure-se todos os dias de fazer algo, por menor que seja, em busca dos seus objetivos.
---
19
Seja seu próprio fã
Precisamos confiar em nós mesmos com força e constância. Quando sentir
desânimo, reconheça-o, mas não se entregue a ele. Procure superá-lo e seguir em
frente.
---
20 Junte-se a um grupo
Quando temos com outras pessoas uma relação baseada no afeto e nos interesses comuns, nós nos sentimos mais felizes. As pessoas que participam de grupos desenvolvem relações pessoais positivas que fazem com que se sintam menos solitárias e mais seguras.
---
21 Os acontecimentos são temporários
Coisas ruins acontecem, mas em geral seus efeitos em nós não para sempre. O tempo realmente cura tudo. Nossas decepções são importantes e sérias, mas a tristeza passa e a vida nos coloca em novos caminhos. Dê tempo ao tempo.
---
22 Desligue a televisão
A televisão tem o poder de nos afastar do que há de fundamental em nossas vidas.
---
23 Nunca troque seus princípios por um objetivo
As pessoas que abrem mão daquilo em que acreditam para alcançar um determinado objetivo terminam frustradas com suas realizações. Se você não mantiver seus princípios éticos, não conseguirá alcançar a sua satisfação.
---
24
Não finja ignorar as atitudes que incomodam nas pessoas a quem
você ama
Algumas pessoas tentam evitar assuntos que podem provocar conflitos com a
intenção de serem agradáveis e não brigar. Mas fazer isso com as pessoas que
amamos não contribui para o relacionamento. Primeiro, porque não é preciso brigar.
Podemos dizer o que nos incomoda com carinho, no desejo de manter a relação
feliz. Se optarmos por silenciar, duas coisas podem acontecer: o ressentimento e a
raiva irão se acumulando até desgastar relação, e não daremos chance ao outro de
mudar e de crescer. Fale sobre os aspectos ou atitudes que incomodam, mas faça-o
de modo amoroso e construtivo, sem raiva ou agressividade. Afinal, são duas
pessoas administrando sua própria felicidade.
---
25 Não se culpe
Quando as coisas vão mal, às vezes começamos a nos torturar listando nossos fracassos e acusando-nos pelas falhas. Além de os fazer sofrer, esse tipo de pensamento pode nos paralisar. A verdade é que qualquer situação é resultado de coisas que estão sob nosso controle e de outras que nos escapam. E que faz parte a condição humana errar e aprender com o erro. Se você se entregar ao sentimento de culpa, perderá até a capacidade de reparar o erro.
---
26 Compre aquilo de que você gosta
Não acumule bens compulsivamente. Por outro lado, não se negue aquilo que você realmente quer ou de que precisa. Se você comprar as coisas que são importantes para você, elas lhe causarão uma satisfação que eliminará a necessidade de encher a casa com tudo o que vir nas lojas.
---
27 Faça do seu trabalho uma vocação
Se você encara seu trabalho apenas como um emprego, então ele se torna uma carga que não traz realização ou crescimento. Mas se você o vê como o exercício de uma vocação, ele deixa de ser um sacrifício. Transforma-se numa expressão sua, uma parte importante de sua vida.
---
28 Você é uma pessoa, não um estereótipo
As pessoas são mais felizes quando permitem que sua personalidade individual aflore, e não quando se adaptam a imagens determinadas pela cultura. Os homens que acreditam que devem ser durões e as mulheres que acham que têm que ser dóceis estão aprisionados por um conjunto de expectativas que não têm nada a ver com aquilo que realmente são.
---
29 Tenha um objetivo
Sem um objetivo, tudo perde o sentido. Você pode trabalhar quarenta horas por semana, arrumar a casa, brincar com os filhos, e divertir-se, tomar resoluções para o novo ano. Entretanto, se você não tiver uma razão para estar fazendo tudo isso, nenhuma dessas coisas terá qualquer sentido.
---
30 Você ainda não terminou a melhor parte de sua vida
Diz-se que os jovens desperdiçam a juventude. As pessoas que afirmam isto estão aceitando o mito de que só os jovens podem aproveitar a vida plenamente. A verdade é que as pessoas mais velhas não consideram que a juventude tenha sido a melhor época de suas vidas. A maioria aprecia mais a maturidade do que qualquer outra fase da vida.
---
31 Dinheiro não traz felicidade
Passamos tanto tempo correndo atrás de dinheiro, preocupando-nos com dinheiro e contando dinheiro. Talvez seja surpreendente saber que a satisfação com a vida não é o mais freqüente entre os ricos.
---
32 Não se detenha em conflitos insolúveis
Siga adiante. Gaste sua energia e seu tempo apenas com os problemas que sejam importantes e possíveis de solucionar. Não sendo assim, é melhor seguir adiante para resolver coisas que podem ser mudadas.
---
33 Os seus objetivos devem estar alinhados entre si
Os quatro pneus do seu carro precisam estar adequadamente alinhados. Se não for assim, os pneus esquerdos estarão voltados para uma direção diferente daquela dos pneus direitos e o carro não vai funcionar. Os objetivos também são assim. Precisam estar voltados para a mesma direção. Se os seus objetivos estiverem em conflito uns com os outros, é possível que a sua vida não funcione.
---
34 Não se concentre nas tragédias do mundo, mas em suas
esperanças
Muitas coisas tristes acontecem em nosso mundo, mas, em vez de concentrar-se nelas, tenha esperança no futuro. Pense em quantos avanços já houve e no potencial do mundo. Talvez o futuro nos reserve a cura das doenças, o fim da violência, a diminuição da pobreza e da fome. Se você tiver esperança, sentirá estímulo e contribuirá para as mudanças. Se sua perspectiva for pessimista, achará que não adianta fazer nada e perderá o ânimo.
---
35 Você não tem que vencer sempre
As pessoas ultracompetitivas, que precisam vencer sempre, terminam usufruindo menos das coisas. Quando perdem, ficam muito frustradas, e, quando ganham, era isso o que esperavam, de qualquer modo. Sobretudo não se harmonizam com o ritmo natural da vida, que é feito de ganhos e perdas.
---
36 Deixe que seus objetivos sejam o seu guia
Depois de escolher objetivos razoáveis, significativos e compatíveis entre si, persiga-os com todo o seu coração.
---
37 Tenha expectativas realistas
As pessoas felizes não conseguem tudo o que querem, mas querem a maior parte do que conseguem. Em outras palavras, viram o jogo a seu favor, escolhendo dar valor às coisas que estão ao seu alcance. As pessoas insatisfeitas com a vida muitas vezes determinam metas inatingíveis para si mesmas, programando-se assim para um fracasso inevitável. É importante também saber que as pessoas que definem metas ambiciosas e as alcançam não são mais felizes do que aquelas que definem e alcançam objetivos mais modestos. Para saber o que você quer e do que é capaz, torna-se necessário conhecer-se
bem e entrar em contato com seu próprio desejo, em vez de estar sempre respondendo às expectativas dos outros. Não é uma tarefa fácil quando vivemos numa cultura que identifica felicidade com sucesso em todos os campos. Cuidado para não cair na armadilha que começa a ser armada – com a melhor das intenções – por nossos pais desde o nosso nascimento. Quando você estiver avaliando sua posição no trabalho ou seu
relacionamento com sua família, não comece com imagens fantasiosas, almejando posições de destaque ou harmonia absoluta. Primeiro, porque o importante na vida profissional é dar o melhor rendimento possível de sua capacidade. Segundo,
porque harmonia absoluta não existe, pois os conflitos, crises e ambigüidades fazem parte da natureza humana. Mantenha um pé na realidade e lute para melhorar as coisas, e não para torná-las perfeitas. Não existe perfeição. As coisas serão o que
puderem ser a partir de nossos esforços.
---
38 Não se esqueça de se divertir
Reserve, todos os dias, algum tempo para se divertir, para dizer bobagens, para rir.
---
39 Escolha suas comparações com sabedoria
Comparar-se com os outros é inevitável, até porque nossa cultura estimula a comparação desde que nascemos: é mais gordo ou mais magro, maior ou menor, mama mais ou menos, falou e andou antes ou depois do que o primo, o irmão, o vizinho, o filho da amiga? O ideal seria não nos compararmos e tratarmos de usufruir a vida dentro de nossas possibilidades.
Muitos dos nossos sentimentos de satisfação ou insatisfação vêm do fato de nos compararmos com as outras pessoas. Quando nos comparamos com aqueles que têm mais, nós nos sentimos diminuídos. Quando nos comparamos com quem tem menos, somos mais capazes de valorizar o que possuímos. Muito embora a vida seja exatamente a mesma nos dois casos, os nossos sentimentos sobre ela podem variar enormemente, dependendo da pessoa com quem nos comparamos.
Compare-se com as pessoas que você admire não tanto pelo que têm, mas pelo que são. Escolha sobretudo aquelas que fazem você se sentir bem com o que é e com aquilo que tem.
---
40 Seja responsável
Termine o que começar. Preocupe-se com o que estiver fazendo e faça-o bem feito. Embora ser responsável exija mais do que ser relaxado, nós nos sentimos melhores com nós mesmos quando fazemos um bom trabalho.
---
41 Arranje um passatempo
Os passatempos são uma fonte constante de interesse, fornecendo dois ingredientes essenciais para a vida: estabilidade e diversão.
---
42 A amizade é mais importante do que o dinheiro
Se você quiser saber se uma pessoa é feliz, não pergunte a ela quanto dinheiro tem no banco. Não pergunte qual é seu salário líquido. Pergunte sobre seus amigos.
---
43 Invejar os relacionamentos das outras pessoas é inútil
As pessoas que têm muitos amigos às vezes invejam aqueles que são mais ligados à família. Em contrapartida, as pessoas cujo relacionamento é predominantemente com a família invejam aqueles que vivem cercados de amigos. O segredo para uma satisfação constante na vida está em usufruir o que se tem, em
vez de tentar copiar os outros. A inveja não é necessariamente negativa: ela pode ser estímulo para obter algo que se deseja. Mas o fundamental é alegrar-se com o que você possui sem deixar que as comparações com o que é dos outros diminuam
seu prazer.
---
44 Acredite em si
Nunca se dê por vencido. Se você não acreditar em si, nada vai dar certo.
---
Parece brincadeira mas é verdade.
45 Não acredite demais em si
Acreditar excessivamente em si também pode significar arrogância e pretensão: você se acha incapaz de cometer qualquer erro. Não pense que só porque você é uma pessoa talentosa não tem nada a aprender com os outros e não deveria nunca ser criticada.
---
46 Tome um tempo para adaptar-se às mudanças
Não espere sentir-se imediatamente à vontade depois de uma mudança ou em uma nova situação. É necessário um certo tempo para ajustar-se. Se você aprender a ter paciência nesse processo de adaptação, as mudanças que fizer no
futuro serão bem mais fáceis.
---
47 Use o seu trabalho de modo positivo
Quando gostamos do que fazemos profissionalmente, o trabalho nos dá uma identidade e um sentido e apreciamos mais o que a vida nos oferece fora do local de trabalho. Usufrua o que seu trabalho lhe dá e você se tornará capaz de apreciar aquilo que realmente importa.
---
48 Se você não tiver certeza, escolha a opção mais positiva
Diante de situações de incerteza, as pessoas infelizes chegam a conclusões negativas. Por exemplo, se não sabem ao certo por que alguém está sendo gentil, assumem que é por algum interesse egoísta disfarçado. As pessoas felizes, diante da mesma situação, escolhem a alternativa positiva, isto é, que a pessoa é realmente gentil e gosta delas.
---
49 Compreenda que a satisfação completa não existe
Se você acha que é possível ter uma vida perfeita, viverá em eterna frustração. Altos e baixos, alegria e tristeza, entusiasmo e decepção são partes integrantes da existência. Além disso, a satisfação completa não existe, porque tudo na vida pode ser melhorado. Aqueles que aceitam essa realidade conseguem
apreciar o que têm. Aqueles que não a aceitam nunca conseguem apreciar o que têm, mesmo quando as circunstâncias melhoram. Lute sempre para melhorar e
alegre-se com as suas conquistas. Não busque a perfeição, porque não é possível alcançá-la.
---
50 Cerque-se de perfumes agradáveis
Aqui está uma maneira simples de sentir-se melhor. Mantenha sua casa bem arejada, compre algumas flores perfumadas e use todos os recursos disponíveis para fazer com que seu ambiente tenha um cheiro gostoso. Você sentirá os efeitos.
---
51 A idade não é algo a se temer
As pessoas mais velhas podem ser tão felizes quanto as mais jovens. Embora a idade traga consigo limitações às quais os idosos têm que se adaptar, traz também uma maturidade e sabedoria que garantem maior paz e serena satisfação.
---
52 Cultive suas lembranças
Pense nos momentos felizes que você, sua família e seus amigos passaram juntos. Recordar a felicidade do passado tem o poder de trazer felicidade ao presente.
---
53 Preste atenção. Você talvez tenha o que deseja
Nós nos esquecemos muitas vezes de parar e pensar onde começamos e onde estamos agora. A tendência humana é sempre querer mais. Por isso é tão importante nos darmos conta do que temos e do que conseguimos alcançar durante a vida.
---
54 Descubra o que deixa você feliz ou triste
Quando estamos infelizes sem saber o motivo, nós nos sentimos muito pior. Se isso acontecer, pense com calma nos seus sentimentos e emoções e no que pode ter provocado seu estado de espírito. Você vai ver como se sentirá melhor sabendo a causa e a forma de mudá-la.
---
55 A satisfação é relativa
Como é que você avalia a sua felicidade? Se comparar sua satisfação neste exato momento com os dois ou três melhores momentos de sua vida, você provavelmente não se sentirá tão feliz, porque aqueles momentos não podem ser copiados. Mas se você a comparar com alguns momentos difíceis, terá todas as
razões do mundo para apreciar este momento.
---
56 Não deixe que outras pessoas definam os seus objetivos
Há muitas pessoas que escolhem seus objetivos com base naquilo que os outros pensam. Em vez disso, descubra quem você é realmente, o que deseja e estabeleça seus principais objetivos com base naquilo que realmente lhe importa.
---
57 Não agrida seus amigos e sua família
Mesmo quando estamos com a razão, não ganhamos nada entrando em conflito com as pessoas a quem amamos. Por um lado, essas pessoas são muito mais importantes do que o assunto que causou o conflito. Por outro, quando somos agressivos ao defender nossos pontos de vista, o interlocutor sente-se tão acuado pela nossa forma de falar que nem consegue prestar atenção no que estamos dizendo.
---
58 Precisamos sentir que somos necessários
Pense nas pessoas que precisam da sua amizade, do seu carinho, da sua orientação ou da sua ajuda. É provável que você não perceba o quanto é importante para as pessoas que fazem parte da sua vida.
---
59 Não pense "e se"
Passar o tempo imaginando o que teria acontecido se você tivesse feito uma pequena mudança ou tivesse tomado uma decisão ligeiramente diferente na vida é uma atitude que certamente criará infelicidade. Pense em como pode melhorar no futuro, mas não descarte o presente pensando em como poderia ter mudado o passado. O passado serve para nos ensinar, o futuro deve ser planejado. Viva plenamente o presente.
---
60 Participe de um trabalho voluntário
Todas as comunidades oferecem inúmeras oportunidades de doação. Leia para os cegos. Ajude o bazar local de caridade. Visite um asilo de velhos, vá brincar com as crianças de um orfanato. Qualquer coisa que você faça não vai ajudar apenas o mundo, vai ajudar você também. As pessoas que desenvolvem um trabalho voluntário sentem-se bem consigo mesmas. Elas se sentem úteis, valorizadas, e correm menos risco de se entediarem. Entram em contato com uma realidade onde, apesar de todas as carências, descobrem riquezas insuspeitadas e gratificantes. Mesmo que você ache que não tem muito tempo ou muitas habilidades, reserve ainda que seja uma hora por mês e dedique-se a uma boa causa.
---
61 Exercite-se
As pessoas que praticam exercícios, seja ginástica, musculação ou caminhadas longas e regulares, sentem-se mais saudáveis, melhores consigo mesmas e aproveitam muito mais a vida.
---
62 Você sempre tem uma escolha
Lembre-se, ninguém nos obriga a fazer nada. Podemos escolher fazer qualquer coisa por considerá-la importante o suficiente para justificar nossos esforços. Não se queixe das suas responsabilidades como se fossem um fardo inevitável. Pense nos efeitos positivos de qualquer uma de suas ações – as razões
pelas quais você vai trabalhar, as razões pelas quais você cuida de sua casa, e assim por diante.
---
63
Não é o que aconteceu, é o modo como você pensa sobre o que
aconteceu
Não há qualquer forma objetiva de lhe dizer se você teve uma boa vida, um
bom dia ou uma boa hora. O seu julgamento é a única forma de dizer se a sua vida é
bem-sucedida.
---
64 Desenvolva alguns interesses em comum com as pessoas a quem você ama
Os interesses em comum podem tornar mais divertida a convivência com sua família e seus amigos. Eles nos permitem ver a profundidade dos laços que nos unem.
---
65 Ria
Quando você achar uma situação divertida, não fique se perguntando "será que isso é mesmo engraçado?" ou "será que outras pessoas acham isso engraçado?". Simplesmente entregue-se e ria.
---
66 Não deixe toda a sua vida girar em torno de uma coisa só
A vida é feita de muitas facetas diferentes. É importante não se concentrar excessivamente em um só aspecto da vida, para que se possa ter prazer em outros, mesmo quando um lado não vai bem. A obsessão por alguma coisa nos torna incapazes de usufruir outras e nos faz perder muitas oportunidades de beleza e alegria.
---
67 Compartilhe com os outros
Não esconda seus sentimentos, seus pensamentos, suas esperanças. Compartilhe-os com seus amigos e sua família. As pessoas que guardam tudo dentro de si tendem a sentir-se isoladas, acreditando que os outros não as compreendem. Aquelas que compartilham suas vidas sentem-se mais amparadas e felizes, mesmo quando as coisas não correm exatamente como querem.
---
68 Estar ocupado é melhor do que estar chateado
Encontre alguma coisa para fazer, porque ainda é melhor ter coisas demais para fazer do que não ter nada.
---
69 Faça aquilo que disser que vai fazer
Não há nada mais capaz de matar o progresso ou de enfraquecer o entusiasmo do que uma pessoa que fala mas nunca faz. É essencial, tanto para sua vida familiar quanto para sua vida profissional, que você se comprometa com aquilo
que diz que vai fazer.
---
70 Procure pensar menos nas pessoas e nas coisas que incomodam
Há inúmeras coisas nas quais podemos pensar, mas muitos têm a tendência de concentrar sua atenção naquilo que mais incomoda. Se é o seu caso, tome consciência das manifestações dessa tendência. Pense nos aborrecimentos, para resolvê-los, mas procure concentrar-se nas coisas que trazem alegria.
---
71 Mantenha contato com sua família
A medida que a família vai crescendo, sobretudo se alguns de seus membros moram distante, torna-se mais difícil comunicar-se com todos. Mantenha contato, compartilhe com sua família as novidades da sua vida. Eles querem saber, e você se sentirá melhor se conseguir manter o vínculo com eles.
---
72 Coma frutas todos os dias
As pessoas que comem frutas ficam satisfeitas com sua alimentação, interessam-se menos por alimentos industrializados e sentem-se melhor consigo mesmas.
---
73 Pense em termos concretos
Precisamos ser capazes de avaliar nosso progresso, de saber que as coisas estão melhorando. É impossível atingir um objetivo abstrato, porque não sabemos ao certo se o alcançamos ou não.
---
74
Dê apoio às outras pessoas
Reserve algum tempo e disponibilidade interior para ajudar, reconfortar ou
simplesmente estar com as pessoas de quem você gosta quando elas precisarem.
Você se sentirá bem e isso aproximará você dessas pessoas ainda mais.
---
75 Procure reconciliar as pessoas
Quando seus amigos ou parentes brigam uns com os outros, você compartilha sua infelicidade. Num momento de conflito, as pessoas precisam de alguém que, com bom senso, sabedoria e afeto, intervenha para tentar ajudar na reconciliação.
---
76 Goste dos animais
Os animais têm muito a nos ensinar sobre o amor. Quanto mais nos aproximamos deles, mais alegria nos dão.
---
77 Tenha uma boa noite de sono
Não economize seu sono. Uma: boa noite de descanso fornece combustível para o dia seguinte. As pessoas descansadas sentem que trabalham melhor e chegam mais bem dispostas ao fim do dia.
---
78 Escolha o assunto em que pensar ao se deitar para dormir
As pessoas muito ansiosas deixam seus pensamentos vagarem de um assunto a outro enquanto tentam adormecer, até que, em questão de minutos, criam um catálogo virtual de problemas. Com todos esses problemas, como é que alguém pode ter um sono tranqüilo? Hoje à noite, enquanto estiver escovando os dentes, escolha deliberadamente algo em que gostaria de pensar quando entrar debaixo das cobertas. Algo que seja bonito, que lhe dê ou tenha dado prazer e alegria. Se outros pensamentos começarem a se intrometer, reconheça-os, mande-os embora e volte ao assunto escolhido.
---
79 O fim chega para todos, mas podemos estar preparados
A medida que envelhecemos, uma das maiores fontes de ansiedade é achar que nunca teremos chance de realizar aquilo que sempre quisemos fazer, ou terminar o projeto em que estamos trabalhando, ou reparar um relacionamento que se tenha desgastado. Não espere até o fim da vida para descobrir as coisas que você queria ter feito. Pense nessas coisas agora e faça-as.
---
80 O modo como vemos o mundo é mais importante do que o modo como o mundo é
Qual é o formato do mundo, seu peso, o tamanho de seu diâmetro e em que condição ele se encontra? Os cientistas e os filósofos debatem interminavelmente esse assunto. Mas não há nenhuma avaliação real do mundo separada daquela que você faz.
---
81 Mantenha lápis e papel sempre à mão
As pessoas muitas vezes sentem-se frustradas porque não conseguem se lembrar de uma boa idéia que tiveram na semana anterior, de providências que precisavam ser tomadas ou de um sonho interessante daquela noite. As que mantêm um caderno ou mesmo um pequeno bloco de anotações e registram neles
aquilo que lhes ocorre sentem que têm um maior controle sobre suas vidas e que perdem menos coisas.
---
82 Ajude as pessoas próximas que precisarem de algo
Ajudar é uma coisa que sempre vale a pena. Por isso, preste atenção à sua volta e ajude a quem puder. Podem ser coisas simples, tais como habituar-se a segurar a porta para a pessoa que está atrás de você. É um gesto amistoso que faz bem ao outro e a você.
---
83 Tome cuidado para não criticar duramente sua família e seus amigos
Todos nós dependemos do apoio e reconhecimento das pessoas mais próximas. Talvez seja mais fácil aceitar palavras críticas daqueles que não nos são próximos, porque nossa ligação afetiva com eles é menor e porque não nos conhecem o suficiente para avaliar o que seriam nossas falhas. Mas, quando vem uma crítica dura de amigos ou parentes a quem queremos bem, fere fundo. Por isso, procure aceitar seus amigos e parentes como são. Se houver alguma coisa que precise ser dita, até mesmo para evitar um problema de relacionamento, faça-o de forma construtiva, com carinho, mostrando que seu desejo é investir na relação. Quando sentir raiva, afaste-se da pessoa e espere a raiva passar para conseguir falar com serenidade. E ouça o que o outro tem a dizer.
---
84 Algumas pessoas gostam do quadro geral, outras dos detalhes
Quando você recebe a conta em um restaurante, você pode olhar o valor total ou prestar atenção em cada um dos itens listados. Na vida é a mesma coisa. Você pode pensar na totalidade das coisas que conquistou ou pode concentrar-se nos
episódios específicos da sua vida. Adote a perspectiva que lhe traz mais satisfação. Se você tem a sensação de que se saiu bem, apesar de um problema momentâneo, pense no quadro geral. Se você está num momento de desânimo e insegurança, apesar de saber que sua vida foi marcada por vários momentos de grande felicidade e prazer, então concentre-se nesses detalhes.
---
85 Se você não conseguir mudar seus objetivos, eles irão causar-Ihe sofrimento
Muitas pessoas que não conseguem alcançar seus objetivos se afogam na decepção. Isto acontece porque elas se fixam num objetivo determinado em um momento específico. Mas tanto a vida quanto nós mesmos vamos mudando, e o que era fundamental numa época pode deixar de ser mais adiante. Por isso é preciso deixar que seus objetivos evoluam juntamente com as circunstâncias de sua vida. Avalie o que mudou em suas prioridades e recursos e volte a definir seus objetivos, sabendo que, em outro contexto, poderão sofrer novas mudanças.
---
86 Não superproteja
Ninguém quer que suas pessoas queridas sofram qualquer mal, mas é preciso deixá-las viver suas vidas e passar por suas experiências. Ficar o tempo todo se preocupando e tentando impedir que façam aquilo que desejam é um risco: aqueles que protegemos não desenvolverão seus próprios recursos e mecanismos de defesa, não crescerão aprendendo com as experiências, e nós ficaremos incessantemente preocupados.
---
87 Visite seus vizinhos
Já não vivemos na época em que as pessoas conheciam todos os seus vizinhos e os consideravam seus amigos. Um número assustador de pessoas nunca conversou com seus vizinhos, e alguns sequer os reconheceriam em meio a um grupo. Apresente-se a seus vizinhos ou convide-os para tomar um café. Os vizinhos não são apenas uma grande fonte potencial de amizades e trocas. A proximidade de sua presença pode nos trazer conforto e segurança.
---
88 Não aceite o retrato do mundo que a televisão transmite
Se você assistir aos noticiários da televisão, às novelas e aos programas de grande audiência sem estar com o senso crítico aguçado, chegará inevitavelmente à conclusão de que o mal predomina assustadoramente no planeta, que a desgraça é
iminente e que o fim do mundo está próximo. Será confrontado também com ambientes de luxo e riqueza, onde só há alegria e mulheres deslumbrantes apresentadas como um ideal a ser atingido. De um modo geral, ficamos ali sentados, inertes, engolindo passivamente tudo, sem nos darmos conta do mal que essas imagens nos fazem. Por isso, tome duas iniciativas: procure evitar os noticiários antes de dormir, para não levar todas aquelas desgraças para o seu sono. Ou então assista aos programas e novelas filtrando com seu senso crítico, sabendo que o que é bom, positivo, nobre e generoso dificilmente encontra espaço nas telas, tomando consciência de que a realidade é ambígua e que os valores determinantes da felicidade não se identificam com o luxo e o esplendor que a televisão apregoa.
---
89 Coisas pequenas têm grandes significados
Coisas muito pequenas – o tom da voz, a expressão corporal, um toque de mão, uma única palavra num bilhete, uma flor deixada sobre a mesa – podem comunicar muitas coisas.
---
90 Não ignore uma parte de sua vida
Somos mais felizes quando o conjunto de nossa vida está bem do que quando uma área importante está perfeita e o resto está caindo aos pedaços.
---
91 Ouça música
A música nos atinge em muitos níveis diferentes, e as nossas músicas prediletas tendem a transportar-nos mental e emocionalmente para nossos lugares e momentos favoritos.
---
92 Aprenda a usar um computador
Não importa sua idade, oito ou noventa e oito, as pessoas que usam computadores têm acesso às maravilhas da tecnologia e do mundo.
---
93 Torça pelo time da casa
Conviver com os altos e baixos do seu time esportivo favorito poderá ajudar você a sentir-se parte de uma comunidade e mostrar-lhe o que tem em comum com seus vizinhos.
---
94 Não permita que suas crenças religiosas se enfraqueçam
A religião pode apontar-nos o caminho e fornecer um sentido para viver num mundo onde acontecem tantas coisas negativas. A religião pode nos ajudar a desenvolver valores de amor, solidariedade e compaixão essenciais para a realização e felicidade do ser humano.
---
95 Leia sempre
Ler livros traz uma dupla satisfação: a pessoa se distrai e se beneficia do que aprende. Além disso, exercita o cérebro e acumula sabedoria, o que a deixa feliz.
---
96 Cada relação é diferente da outra
Se você já se decepcionou com conflitos em suas relações com amigos ou com pessoas queridas, precisa compreender que cada relação é única. Não deixe que problemas com uma pessoa convençam você de que não tem capacidade para desenvolver uma boa amizade ou ser um parente amoroso.
---
97 Acredite na justiça final
É óbvio para qualquer pessoa que há muitos problemas no mundo, mas conforte-se com a idéia de que, apesar de todas as aparências, no final o bem sempre triunfa. Seja em que setor for, saiba que aqueles que agrediram ou prejudicaram o mundo vão acabar pagando algum preço.
---
98 Desenvolva uma rotina doméstica
Muitas vezes nós nos sentimos sobrecarregados pela quantidade e diversidade das tarefas rotineiras. Precisamos limpar a cozinha, arrumar os armários, botar roupa para lavar, passar o aspirador na sala, levar o filho à escola, fazer compras no supermercado, preparar o jantar... Ficamos zonzos, sem saber direito por onde começar, correndo o risco de esquecer alguma coisa. Faça o seguinte: coloque por escrito todas as suas atividades e elabore um roteiro razoável com aquilo que é possível realizar a cada dia. Fica tudo muito mais nítido e, em vez de as atividades tomarem conta de você, é você quem passará a controlá-las.
---
99 Diga "não tem importância"
Um antigo colega de escola é mais rico, mais bonito e mais esperto do que todos os outros. Isso afeta a sua felicidade? Não deveria. Aquilo que nos realiza e que nos traz satisfação no dia-a-dia é que realmente constitui a nossa felicidade. Não perca isso de vista, mesmo ante o sucesso e a riqueza dos outros.
---
100
O que isso tudo quer dizer? Você decide
O seu futuro – o modo como você se sente em relação a ele, a si mesmo e a
tudo o mais – é decorrente das decisões que você toma, das prioridades que você
define e da perspectiva que você adota em relação às coisas.
Conheça alguns destes segredos:
☺ A sua vida tem um propósito e um sentido.
Use uma estratégia para alcançar a felicidade.
☺ Diga aos outros como são importantes para você.
Usufrua as coisas comuns.
☺ Não enfrente os seus problemas sozinho.
Cultive as amizades.
☺ Seja uma pessoa positiva.
Faça do seu trabalho uma vocação.
☺ Os acontecimentos são temporários.
Compreenda que a satisfação completa não existe.
☺ A idade não é algo a se temer.
Aceite-se tal como você é – incondicionalmente.
Comentários
Postar um comentário